Projetos

HIDROVIAS DO BRASIL – Verificação do Projeto Básico do Terminal de Miritituba – Miritituba, Pará

Verificação dos projetos básicos de infraestrutura e mecânica do terminal. Incluindo os projetos do sistema de acesso rodoviário, drenagem, terraplenagem, pavimentação, edificações de apoio administrativos e operacionais, sistema de descarga de caminhões e equipamentos de Material Handling.

VALE – Expansão do Terminal da Ilha de Guaíba – TIG, Rio de Janeiro

Estudos do traçado ferroviário da nova linha de descarregamento e estudos locacionais de implantação do novo virador de vagões, durante a consolidação do projeto conceitual. Além da coordenação e supervisão do desenvolvimento do novo projeto básico de superestrutura ferroviária.

CSN/NAMISA– Plano Diretor Locacional de Casa de Pedra – Congonhas, Minas Gerais

Elaboração do Plano Diretor Locacional para os futuros projetos dos Complexos Casa de Pedra, Complexo Pires e Complexo Fernandinho. Os trabalhos desenvolvidos contemplam a elaboração de quantitativos preliminares.

VALE – Aumento da Capacidade de Exportação do Píer III no Terminal de Ponta da Madeira – São Luís, Maranhão

Estudos de melhorias de empilhamento e retomada do Pátio F, além dos estudos de alternativas de rotas dos transportadores de correias do Pátio F ao Píer III.

VALE – Expansão do Terminal de Granéis e Carga Geral de Nacala – Nacala, Moçambique

Estudos de lay-out dos terminais de containers e cargas gerais, granéis e gusa. Além do estudo de adequação do sistema rodoviário e ferroviário do terminal. Os trabalhos desenvolvidos contemplam além dos estudos locacionais, a elaboração de CapEx preliminar, em nível FEL 0, incluído intervenções estruturais e reforma dos berços existentes.

Gerdau – Terminal para Carregamento de Minérios – Ouro Branco, Minas Gerais

Estudos de site selection para um terminal de carregamento de vagões com capacidade de aproximadamente 18 MTPA de minérios de ferro. Os trabalhos incluíram estudos em “greenfield“ e “brownfield“ contemplando alternativas de lay-out de pátio de estocagem, rotas de transportadores de correias, estudos logísticos e sistema ferroviário. Entre os estudos desenvolvidos destaca-se a adequação do terminal PATRAG e do pátio PI (MRS) para receber composições de 160 vagões para embarque de minérios de ferro. As alternativas apresentadas permitiram uma redução importante nos custos estimados para a implantação do empreendimento e com a possibilidade de implantação sem interrupções das operações existentes.

VALE – Complexo Portuário do Espadarte – Norte do Estado do Pará

Estudo de localização e trade-off de alternativas para o Complexo Portuário do Espadarte com capacidade de exportação de 120 Mtpa de minérios de ferro. Os estudos incluíram localização do empreendimento e sistema ferroviário.

BAMIN – Terminal Privativo Aritaguá – Ilhéus, Bahia

Desenvolvimento dos estudos de localização, projeto conceitual e projeto básico do terminal privativo, incluindo pera ferroviária, sistema de descarregamento de vagões e pátio de estocagem de minérios. Coordenação do projeto básico de infraestrutura e do sistema ferroviário. Capacidade de projeto para 20 Mtpa.

VALE – Projeto Simanduo – Libéria, África

Projeto conceitual para implantação de um terminal de exportação de Minério de Ferro para 100 Mtpa na Libéria, África. Os estudos incluíram localização do pátio de estocagem, pera ferroviária e posicionamento do píer de carregamento.

VALE – Polo Pará – Marabá, Pará

Estudo conceitual para implantação de um terminal fluvial de exportação de produtos siderúrgicos (placas e bobinas) e importação de insumos para a usina siderúrgica (calcário e carvão), a ser implantado no Sudeste do Pará (Marabá). O projeto envolveu a conceituação dos equipamentos de carregamento e descarregamento das barcaças, lay-out do píer de barcaças e projeto de área de fundeio e manobra das barcaças.

MUSA Usiminas – Terminal para Carregamento de Minérios – São Joaquim de Bicas, Minas Gerais

Estudo de localização de um terminal para carregamento de minério com capacidade de 25 Mtpa (expansível até 50 Mtpa). Foram desenvolvidos também estudos de localização das instalações de filtragem e pelotização.

FERROUS – Terminal Presidente Kennedy – Presidente Kennedy, Espirito Santo

Projeto conceitual para implantação de um terminal de exportação de Minério de Ferro para 25 Mtpa (expansível até 50 Mtpa) no litoral sul do Espírito Santo (Presidente Kennedy). O projeto envolveu estudos de alternativas de pátio de estocagem, estudos de locação do píer, bacia de evolução, canal de navegação e dragagem.

RIO TINTO – Avaliação Técnica do Porto Sudeste – Itaguaí, Rio de Janeiro

Avaliação do projeto para a Rio Tinto Iron Ore no âmbito da conceituação do projeto, e otimização operacional, CAPEX, OPEX e oportunidades potenciais de agregar valores ao Projeto do Porto Sudeste LLX. Capacidade 50 Mtpa.

EBX – Terminal Portuário de Punta Cachos – Punta Cachos, Chile

Projeto conceitual de um terminal portuário para recebimento de carvão com capacidade de 1,7 Mtpa e embarque de minério de ferro com capacidade de 5 Mtpa, incluindo projetos e desenhos preliminares do pátio de estocagem, píer e ponte de acesso. BHP Billiton – Terminal

Rio Tinto – Mineração Corumbaense – Corumbá, Mato Grosso do Sul

Estudo de para redução de custos de terraplenagem dos pátios de Albuquerque e de Agraciada e estudo para o sistema de peneiramento em Agraciada. Este projeto possibilitará de expansão da mina de minério de ferro da Rio Tinto em Corumbá (MS), envolvendo uma planta de beneficiamento de minério de ferro, um transportador de correia de longa distância (30 km), um sistema de secagem e estocagem de minério, um porto para carregamento de barcaças, um porto para descarregamento de barcaças e carregamento de navios.

VALE – Projeto Conceitual para Interligação dos Pátios de Fábrica, Pires e TAS na Mina de Fábrica – Congonhas/Ouro Preto, Minas Gerais

Estudo conceitual com o objetivo de permitir a transferência dos produtos vindos de Terminal Ferroviário de Andaime – MBR (através da MRS), para o pátio do Pires – VALE para a ferrovia Vitória/Minas (EFVM).